sexta-feira, 29 de junho de 2012

JEPs: Judô começou na quinta e já distribuiu as primeiras medalhas.

POR DIEGO PEREIRA

As disputas do judô começaram nesta quinta-feira (28.06) pela Fase Final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) para alunos de 12 a 14 anos. As disputas estão acontecendo no Ginásio Flávio Morcelli, no bairro São Miguel, em Francisco Beltrão e hoje já houve confrontos valendo medalhas nas categorias pesado, meio-pesado e médio no masculino e feminino. A premiação aconteceu no Centro de Convivência e Entretenimento dos JEPs, instalado no Parque de Exposições Jaime Canet.

No masculino, os judocas que ficaram com a vaga para as Olimpíadas Escolares, que vai acontecer no mês de setembro em Poços de Caldas (MG), foram: na categoria pesado Rodrigo Vasconcellos do Colégio Passionista Nossa Senhora Menina de Curitiba. No meio-pesado, o ouro foi para Luanh Saboya do Colégio Adventista Boa Vista, também da capital. Já a disputa pelo título do peso médio premiou o judoca James Camargo do Colégio Estadual Paulo Freire de Foz do Iguaçu.

As disputas do judô no ginásio Flávio Morcelli aconteceram também no feminino

No feminino, quem levou o ouro na categoria pesado foi Ana Carolina Marchiotto, do Colégio Marista de Maringá. No meio-pesado o título foi para a judoca Ana Alexia de Camargo do Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus. No médio, o ouro foi para Camilla Deusdiante da Escola Municipal Irmã Elizabeth Werka de Araucária.

As categorias no judô são divididas pelo peso dos competidores. No pesado competem os atletas com mais de 64kg e o meio-pesado é para os atletas que, na pesagem oficial, ficaram entre 58kg e 64kg, enquanto que na categoria média, a disputa acontece para atletas entre 53 e 58kg. Além destas categorias, também participam dos JEPs as meio-médio (48 e 53kg), leve (44 e 48kg), meio-leve (40 e 44kg), ligeiro (36 e 40kg) e a super ligeiro (peso inferior a 36kg).

As disputas continuam na sexta-feira (29.06) durante todo o dia. Pela manhã serão realizadas as pesagens e a competição começa a partir das 14h30, no mesmo local, reunindo os atletas das categorias meio-médio, leve e meio-leve. No sábado (30.06), último dia da maior competição esportiva para alunos em idade escolar da América Latina, as lutas vão reunir os estudantes das categorias ligeiro e super-ligeiro.

Judô se aprende em família

Alan Vieira é pai e técnico do judoca Luanh, uma das mais promissoras revelações do judô paranaense 
O jovem Luanh Saboya tem 13 anos, treina judô no Clube Morgenau desde os oito e estuda no Colégio Adventista de Curitiba. Ele já foi campeão panamericano e é o atual campeão brasileiro sub15 da categoria meio-médio e ganhou hoje, por ippon, a medalha de ouro da categoria meio-pesado dos JEPs. Em novembro, o faixa roxa (faltam duas para a faixa preta) vai para o México convocado pela seleção brasileira para disputar o Panamericano Sub15 de Judô.

Quem treina Luanh é o seu próprio pai, o professor e judoca Alan Vieira, um dos mais conceituados técnicos da capital do Estado. Para Luanh, isso dá ainda mais vontade de fazer sempre o melhor. “Eu treino com o objetivo de ir para as Olimpíadas e ser campeão. Acho que para isso acontecer estar com meu pai é fundamental, quando ele está junto tenho ainda mais confiança para entrar no tatame”, afirma o judoca.

Luanh e seus amigos confraternizaram todos juntos após o término da competição nesta quinta-feira
Seu currículo invejável, tendo em vista a pouca idade, mostra que o foco no treinamento e o respeito aos valores familiares e sociais são os ingredientes necessários para moldar o caminho de um atleta de ponta, sempre em busca do resultado positivo. “O orgulho que sinto dele não está apenas nas vitórias e nos títulos. Estar aqui hoje requer muito empenho e dedicação da nossa parte porque abrimos mão de muitas coisas para que isso aconteça. Viver tudo isso que são os JEPs é uma experiência muito importante para estes garotos e garotas, até mais que a medalha”, avalia Alan. O professor diz que também não alivia no treinamento com seu filho. “Nunca houve qualquer favorecimento ou privilégios comigo enquanto técnico. Como pai, é natural cobrá-lo mais do que os outros alunos e sabemos que nem sempre a vitória vai acontecer. A gente consegue separar bem a relação de pai e técnico”, disse Alan.



RESULTADOS DO PRIMEIRO DIA, CLIQUE AQUI.



Fonte: Secretaria do Esporte do Paraná
Fotos: Leila Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Judô Paraná - News!
www.judoparananews.blogspot.com
judoparananews@gmail.com