quinta-feira, 17 de maio de 2012

CBJ rasga calendário.

POR PAULO PINTO 

Pela terceira vez nesta temporada a CBJ – Confederação Brasileira de Judô rasgou o calendário anunciado no início da temporada, em prejuízo de atletas, equipes e federações estaduais, que se organizam com base no calendário imposto pela entidade nacional.

Ratificando a total falta de repeito e compromisso para com seus filiados, a CBJ anunciou laconicamente em seu site no dia 14 de maio, que o Campeonato Brasileiro de Veteranos tem nova data. Veja o comunicado da entidade: A Confederação Brasileira de Judô informa que o Campeonato Brasileiro de Veteranos 2012 tem nova data. O evento, que acontecerá em Salvador (BA), será realizado nos dias 1 e 2 de setembro. Nada mais foi dito ou explicado, mudaram a data e ponto final.

Assim como aconteceu na seletiva brasileira sub 20 realizada em Goiânia (GO), e no Troféu Brasil realizado em Santo André (SP), os dirigentes da CBJ ignoraram a programação feita para a competição Máster e lançaram centenas de atletas num caos sem precedentes, já que grande parte dos atletas que participarão da competição já havia comprado passagens e feito reservas em hotéis.

O pior é que por se tratar da categoria veteranos, muitos atletas haviam comprado pacotes incluindo no mesmo, esposa e filhos, já que a competição fora marcada inicialmente para os dias 30 de junho e 01 de julho, período de férias.

Estamos a 45 dias da competição e só agora a diretoria da CBJ informou que a competição fora postergada para setembro. A postura dos dirigentes mostra claramente a falta de respeito que têm por tudo que está abaixo da CBJ, e ratifica o pensamento de que nada abala a soberba daqueles que dirigem o judô brasileiro.


Em Goiânia o caos foi enorme

Além do problema com as multas cobradas pelas empresas aéreas, os atletas que disputaram a seletiva sub 20 em Goiânia tiveram que se acotovelar num ginásio minúsculo, e distante de tudo, o que causou enorme prejuízo para atletas e equipes que gastaram muito com transporte dentro de Goiânia, já que o ginásio do SESI Faiçalville, fica no extremo da capital goiana. Inicialmente este certame havia sido marcado para acontecer no Ginásio do Rio Vermelho, na região central de Goiânia.

Nos dias 5 e 6 de maio Santo André recebeu o Troféu Brasil, maior disputa interclubes do judô brasileiro, porém mais de 150 atletas paulistas inscritos na competição desistiram de competir porque a CBJ marcou o evento na mesma data que aconteceu o campeonato Paulista sub 15 e sub 17, em Santos.


Protestos invadiram a internet

Muitos judocas veteranos protestaram e questionaram quem vai arcar com o prejuízo causado por mais esta manobra inconsequente, arbitrária e irresponsável da CBJ e de seu presidente?

Até quando teremos que conviver com a irresponsabilidade de pessoas que insistem em impor autoritariamente esta desordem no judô do Brasil?

A CBJ não perde a pose e não segue anunciando que o evento que seria realizado no próximo mês em Salvador (BA) é um evento teste para o Campeonato Mundial de Veteranos que acontecerá na capital baiana ainda em 2012, mas a pergunta que fica é quem garante que esta competição acontecerá mesmo este ano?

Que garantias os judocas máster do mundo todo tem de que a CBJ não vai mudar a regra do jogo e alterar a data da competição? Aliás, quando e aonde será a competição anunciada para este ano pela CBJ, já que no calendário publicado no site da entidade, até hoje não consta a data do Mundial Máster?

O que fica evidente é a falta de consideração e respeito dos dirigentes da CBJ pela categoria Máster, o que lamentamos profundamente.


Revista Budô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Judô Paraná - News!
www.judoparananews.blogspot.com
judoparananews@gmail.com