A principal característica fisiológica das lutas de judô é a intermitência (não é uma atividade contínua), ou seja, trata-se de esforços de curta duração e de alta intensidade, nos quais a principal via de fornecimento de energia é a via anaeróbia lática, cujo principal substrato energético é a glicose.
Deste modo, o treinamento dos atletas de judô deve ser direcionado para trabalhar dentro dessa característica de esforço. Nos anos 80 e 90 os atletas de judô realizavam corridas para preparação física. Apesar de contribuir para a melhoria da condição cardiorrespiratória, este método não entra em acordo com o princípio da especificidade, pois “lutador tem que lutar e não correr”.
A preparação física que está sendo comumente utilizada por atletas de alto nível é o treinamento de LPO (Levantamento de peso olímpico), onde se realiza movimentos de força e potência que são característicos da luta de judô. Para maiores informações sobre exercício intermitente, clique no link --> Aspectos metabólicos do exercício intermitente. Abraço a todos.
Segue abaixo alguns vídeos de LPO
Até que enfim alguém para somar, perabéns pela iniciativa e sucesso ao Braulio, e aos atletas que aderirem ao trabalho com preparador físico específico para a nossa modalidade.
ResponderExcluirAlan Vieira
Obrigado Alan, estou ai para ajudar, abraço.
Excluir