terça-feira, 27 de março de 2012

Pedro Dias, um grande campeão e um professor de judô.



Por: Christian Pacheco Bertoia – 6º Dan – Diretor Técnico da LRSJ

Não basta ser um campeão para ser um professor de Judô. A vida e a experiência ensina que muitos dos maiores campeões não conseguem se adequar a carreira de professor de Judô. Isto é uma realidade.

Para ser professor é necessária a humildade de repassar aos alunos as conquistas e as derrotas (o cair e o levantar), os grandes momentos e as decepções na vida judoística, além de ter a pessoa a didática correta para repassar as mais variadas técnicas do Judô, além das técnicas competitivas e suas variações.

Nos dias 24 e 25 contamos com a presença do professor Pedro Dias (medalhista em Campeonato Europeu, atleta Olímpico de Portugal, etc.) em nosso Estado, sendo a primeira vez que veio ao Rio Grande do Sul. Tínhamos expectativas, principalmente por se tratar de um judoca europeu com grande histórico competitivo.

Nossas expectativas foram superadas (e em muito). Além de excelente pessoa, um homem correto, de família e íntegro, nos deparamos com um verdadeiro professor de judô. E isto aos 29 anos de idade.

Se já éramos fãs de sua carreira como atleta, agora nos deparamos com um professor competentíssimo, com excelente didática, que procurou ser atencioso com todos, tratando mesmo os menos graduados com toda a atenção, sendo dedicado quando sabíamos que estava cansado da longa viagem, fazendo randoris com nossos atletas como se fosse um de nós (e agora temos a certeza que é).

Eu pessoalmente pude conviver bastante com ele, juntamente com minha esposa e meus filhos, tendo a certeza que ficou bem à vontade em nosso meio.

Sentimo-nos honrados com sua presença e ao mesmo tempo com ciúmes do Paraná e em especial de Maringá, onde o Professor Pedro Dias está vivendo com sua família e ministrando aulas de Judô.

Estamos certos que o Pedro terá todo o sucesso do mundo nesta nova empreitada de sua vida como professor, pois os homens de bem como ele são fadados ao sucesso em tudo aquilo que fazem.

Agradecemos sua presença em nossos tatames e, para quem perdeu os ensinamentos, fica a esperança de logo logo contarmos novamente com sua presença. Agradecemos ao integrante da Seleção Argentina que esteve presente, bem como ao professor de Santa Catarina.

Portal do Judô






19 comentários:

  1. Creio que de SENSO COMUM o Paraná está cheio! os professores ACHAM que é bom e fazem, os alunos ACHAM que é bom e fazem. Pedro por favor, se junte com o Braulio, e publiquem! Ministrem um Curso aqui no Paraná, pode ser em maringá! Falem sobre suas experiencias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Dias28/3/12 16:30

      Caro colega Judoca, teria todo o gosto do Mundo em transmitir alguns dos meus conhecimentos aqui no Paraná ou em qualquer outro lado, desde que existam interessados! É porque o único treinamento que procurei organizar por aqui, foi prontamente (e sem sucesso) boicotado.

      Excluir
    2. Opa então Pedrão se organize aí com o Braulio creio q será uma ótima oportunidade para o nosso judo um curso e treinamento com vcs dois! vc com a parte técnica e o braulio com a parte física! joga um preço bom um lugar bom, (e gente boa! hahahahaha).
      Anônimo Mar 28, 2012 06:23 AM

      Excluir
  2. E o Parana infezlimente nao sabe reconheci todo esse talento que o Pedro tem como atleta e professor!!
    Sem comenta muito sobre a dificuldade que o Pedro esta tendo em se filia, isso é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  3. Eu garanto que os dois podem fazer algo de diferente e com utilidade para o judô de Maringá e também para o Estado. Agora é muito de-ashi-barai, sequencia de rasteiras e invejas de td quanto é lado...

    ResponderExcluir
  4. imagine um treinamento em laranjeiras igual o q teve ano passado, mais pedro dias........... fica muito bom
    o galera de laranjeiras, se forem fazer treinamento de inverno............ leva o sensei pedro para dar uma mao........ fica ainda melhor.

    ResponderExcluir
  5. Ivanildo Josefi29/3/12 00:03

    Estamos sim planejando um treinamento de inverno. E com certeza, gostaríamos de contar com o máximo de ajuda, pois o treinamento tem o objetivo de troca de experiência. Nos temos muita dificuldade de participar dos treinamentos realizados no Estado, pois todos sabem que o Judô de Laranjeiras é totalmente filantrópico (carente), nos não temos como custear as despeças dos nossos atletas, com viagens, inscrições e alimentação. E o que temos de sobra, aqui em Laranjeiras, é a garra e a paixão pelo nosso esporte. Então nos vamos fazer o maior esforço para realizar pelo menos um trinamento por ano aqui em Laranjeiras. E aproveitamos para convidar quem tem o desejo de somar para o crescimento do judô no estado a virem participar.

    ResponderExcluir
  6. e isto ai sensei...... parabens para o pessoal de laranjeiras............

    ResponderExcluir
  7. Kd os resultados da copa caca níquel?

    ResponderExcluir
  8. Pedro Dias1/4/12 17:13

    Boa tarde. Sei que o assunto de que vou falar a seguir, nada tem a ver com o texto acima, no entanto não poderia deixar de o mencionar. Dos poucos Campeonatos que participei e pude assistir no Paraná, pude constatar de algumas situações de arbitragem que me deixaram completamente incrédulo (judocas a serem castigados por situações que não existem, árbitros a inventarem sinais para darem esses castigos que não existem, confusão sobre o que é shido ou Hansoku-make, etc) mas somos todos humanos e temos todos direito a errar. Na passada sexta feira, em conversa com um arbitro do Estado pude constatar o porquê de tanta confusão: Não existe qualquer regulamento de arbitragem da Federação Paranaense! Isto é algo que me custa um pouco a entender, pois como posso organizar uma competição, se não existe um regulamento de arbitragem (ou pelo menos não está disponível no site)???
    Qual é o critério de aplicação das regras? Não pode ser com certeza o simples conhecimento empírico e de senso comum.
    Não basta colocar que as regras aplicadas na competição serão as da CBJ e da FIJ...
    Como o que estou a dizer tem algum sentido, segue em seguida um link do regulamento de arbitragem da Federação Paulista de Judô, é só ler, verificar se é preciso fazer alguma alteração e aplicar!

    http://www.fpj.com.br/imagens_destaque/JUDO+-+REGRAS+ARBITRAGEM[1].pdf

    ResponderExcluir
  9. Ivanildo Josefi2/4/12 01:40

    Boa noite Pedro, tem sim o regulamento, e quem realizou o curso estadual de arbitragem em Ibiporã, recebeu uma cópia do regulamento, sim. Estou com a minha aqui em mãos. Não foi colocado no site, mas tem o regulamento. E os coordenadores da região que engloba São Paulo, são os mesmos que coordenam o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Sensei Edilson e o Sensei Silvio. O que ocorre algumas vezes são erros, como vc colocou, pois me diga qual ser humano que não erra. E devido a esse erros esta tendo uma grande preocupação por parte da Coordenação de Arbitragem, pois só esta autorizado a atuar com árbitro quem realizou a reciclagem no Curso Estadual. Outro item que esta sendo utilizado para minimizar os erros é o video retardo, é claro que tudo esta sendo um aprendizado, pois até o video retardo é um recurso novo, e a federação paranaense é uma das primeiras a usar esse recurso. Então até quem esta manuseando o equipamento esta aprendendo. Temos que ter calma. Outro ponto a ser discutido, é a participação dos técnicos, professores e atletas nos cursos de arbitragem, para conhecerem melhor as regras. Pois é fácil colocar a culpa nos outros, tem situação que nem é o atleta que é o culpado, e sim o seu técnico que não sabe instruir e só fala besteira. E sempre há erros a serem corrigidos; erros dos professores, dos atletas, dos árbitros e da organização, e sempre estaremos crescendo com esses erros. Mas pode ter certeza que nenhum árbitro gera um erro para beneficiar esse ou aquele atleta. E mesmo com os erros que vc viu, pode ter certeza que a arbitragem do Paraná é uma das melhores, eu já participei de vários campeonatos e curso de arbitragem em outros estados e constatei isso. Então Pedro, temos sim ótimos árbitros, como ótimos professores, ótimos atletas e ótimos técnicos. Temos sim que lutar juntos para construir um judô paranaense cada vez mais forte, não só para competição mas também para formação do individuo. Oque me preocupa é o que esta acontecendo, até nesse blog do Fabinho, muito xingamento, muita falação, criticas não construtivas, sem argumentos, e principal sem indicar, qual seria a solução. O blog esta perdendo sua finalidade que é a troca de informação, troca de experiência, de divulgar algo interessante para todos. Temos que deixar a coisas pequenas de lado. Vamos pensar no trabalho e nos nossos desvios. Um grande abraço Pedro, e um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/4/12 12:23

    ONTEM POSTEI OU MELHOS TENTEI POSTAR UMA OPNIAO SEM PALAVROES E OFENSAS PROFUNDAS E O MEU COMENTARIO NAO FOI POSTADO QUERIA SABER O PQ E SE HA ALGUM TIPO DE PROTEÇAO POSTEI ONTEM AS 17:30 E HOJE FOI POSTADA UMA NOVA METERIA E MEUS COMENTARIOS NAO FORAM POSTADOS
    ESTE AQUI NAO SERIA UM BLOG PARA DARMOS OPINIOES
    NAO CONCORDO COM PROTEÇOES POR PREFERENCIAS
    GOSTARIA MUITO DE VER MINHA OPNIAO POSTADA AGUARDO

    ResponderExcluir
  11. Você tem razão. Não vou entrar no mérito agora que estou atarefado, assim que tiver tempo disponível vou dar uma explicação. Vale salientar que, os últimos comentários não foram moderados, isto é, não foram rejeitados ou aprovados, por ora.

    ResponderExcluir
  12. Roberto Okano3/4/12 14:51

    Pedro, quem te passou uma informação desta, dizendo que no Paraná não existe regulamento de arbitragem, deve ser alguém totalmente desinformado ou mal intencionado, afinal o mesmo manual de regras utilizado pela FIJ é o q utilizamos no Paraná (salvo a tradução).
    Já sobre o que o Professor Ivanildo postou, como dizem, assino embaixo em 100% de suas afirmações, e vou além. Como ele mesmo afirmou, é fácil para os professores "encobrirem" sua incapacidade de orientar, ensinar, treinar atletas tentando "denegrir" a arbitragem. Creio que quem esteve na seletiva pode constatar que houveram menos reclamações qto à arbitragem do que normalmente tem. Tivemos reclamações sim, algumas pertinentes, mas a maioria sem mt razão. Mas como dizem, faz parte né !!! Bom Pedro, é minha modesta opinião .... Espero vc nos nossos próximos treinamentos aqui em Londrina. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Dias4/4/12 09:14

      Professor, ninguém me informou de nada, mas por ter duvidas nas regras, procurei por um regulamento e não encontrei. Como professor e como atleta não sou dono de toda a sabedoria, e quando procurei por um regulamento na pagina da federação na internet, dos vários documentos que lá estavam, esse não era um deles. Seria interessante esse documento estar disponível para todos, e não só para os árbitros, pois para o bom funcionamento do judô é bom todos saberem as regras (que são demasiadas na minha opinião, mas isso é outra história). Assim que tiver disponibilidade irei a Londrina, infelizmente o trabalho tem me consumido das duas vezes que estava planeado ir ai. Abraços

      Excluir
  13. Pedro Dias4/4/12 09:07

    Ainda bem que tem regulamento, não era uma critica, mas apenas uma observação para se melhorar. Seria então interessante colocar esse regulamento online, para que todos possam ter acesso, e não apenas os árbitros, pois ele respeita a todos: treinadores, árbitros, dirigentes, atletas. Com certeza seria mais benéfico, pois esta modalidade é tão complexa que eu próprio tenho duvidas em muitas duvidas... razão pela qual procurei o regulamento e não encontrei. Abraços e felicidades

    ResponderExcluir
  14. Roberto Okano4/4/12 16:01

    Pedro Dias, eu tbém compartilho da idéia de que seria necessário ter no site da Federação o Manual das Regras de Arbitragem. Realmente não sei o por quê de não tê-lo disponível para todos. Vou inclusive verificar isso !!! Sobre os treinos de sábado, é mt provável que agendemos um encontro para o dia 14/04 e confirmando eu disponibilizarei um convite aqui tbém, se nosso moderador assim concordar !!!
    Abraços .... Mais uma vez, respeitando, porém não concordando, em minha opinião as postagens deveriam ser todas nominadas.

    ResponderExcluir
  15. Pedro Dias ‎"O valor das bolsas para os atletas permanece em R$ 500, enquanto os técnicos receberão R$ 850 mensais"... Não deveria ser ao contrário??? É obvio que sem treinador não há atleta, mas é o atleta que tem as maiores despesas na sua atividade... e é ele que vai aos Jogos Olímpicos, não o treinador!
    Biana Saboya NAO CONCORDO PEDRO VC MESMO JA DISSE TUDO: SEM TREINADOR NAO HA ATLETA!!! TA NA HORA DE DARMOS MAIS MERITO AOS QUE NOS ENSINAM.
    26 de Janeiro às 11:30 •
    Pedro Dias Dar mais mérito não é o mesmo que dar mais dinheiro! É claro que o treinador precisa de condições, mas o foco é o atleta. E tem que existir uma justificativa para se dar mais dinheiro ao treinador que ao atleta, que ainda não entendi qual é!?
    26 de Janeiro às 11:36 •
    P E Pedro a justificativa é "educador" o treinador é um educador, é quem ensina não só nas técnicas, precisamos ter mais valorização aos professores pois eles são os responsáveis, são aqueles que deixam sua família para tras para se dedicar ao atléta.
    Pedro Dias Continuamos a bater na mesma tecla: Ninguém está a colocar em causa a importância de um treinador... sei que sem os meus treinadores nunca teria chegado a lado nenhum, contudo continuo sem entender porque motivo ele ganha quase o dobro do atleta. E pelos vistos essa não é uma ideia só minha, pois da realidade de 70 países que conheço, em qualquer modalidade, nunca tinha ouvido falar de tal situação.
    26 de Janeiro às 14:31 •
    P E bem, sempre tive uma ideia que o educador tem que ser mais valorizado, em qualquer profissão. Talvez os valores ainda não estão a altura dos dois (treinador e atleta) mas sempre tive a opinião que sem ele não há formação. Por mais que um atleta que chega em sua melhor forma e ápice se tem maior despesas. Mas o treinador ele não é só de um atleta e sim de muitos, se dedica a muitos, se dispõe e abre mão de tudo para dar ao máximo seu conhecimento a uma determinada pessoa para que esta no final consiga absorver de todos seus ensinamentos e coloca-los em prática. Talvez exista uma desparidade, uma distância entre esses valores mas que não há dúvidas que um tecnico tem que ser e ter reconhecimentos iguais não há dúvidas.
    26 de Janeiro às 14:37 •
    Pedro Dias P, você falou muito bem e concordo com tudo o que você disse. Mas a disparidade aqui, é que neste caso especifico, o treinador vai receber pelo seu trabalho junto de um atleta (o que estiver em condições de poder ir a uns Jogos Olímpicos)... e não pelos vários atletas. Porque senão entraríamos num dilema que todos os treinadores mereciam receber uma verba, pois todos são educadores.
    BOM GENTE PARA ME EXPLICAR OS COMENTARIOS ACIMA SAO SOBRE AS BOLSAS DA COPEL, E O PQ DEU TER POSTADO OS MESMOS:

    TUDO MUITO BONITO O QUE FOI DITO NESSA REPORTAGEM FEITA EM HOMENAGEM AO PEDRO, POREM ELE PODE SER TUDO ISSO QUE DISSERAM E MAIS UM POUCO... MAS QUANTO AO MERITO TAO DADO AO TITULO DE PROFESSOR... QUESTIONO UM POUCO POIS DEPOIS DESSES COMENTARIOS ACIMA RETIRADOS DO FACE EU ACREDITO QUE ELE SE ENCAIXE NO TITULO DE GRANDE ATLETA OU MELHOR “ATLETA OLIMPICO” COMO ELE COSTUMA ENFATIZAR. POIS TODO PROFESSOR-EDUCARDOR-TECNICO QUE EU CONHEÇO DE VERDADE JAMAIS DEIXARIAM DE DEFENDER SUA CLASSE.
    EMBORA ALGUNS DIGAM APOS LEREM (SE FOR PUBLICADO) QUE EU NAO TENHA NADA COISO (O QUE NAO É VERDADE POIS INDIRETAMENTE ESTE TAMBEM É O MEU MUNDO), APENAS SENTI A NECESSIDADE DE EXPOR O QUE EU PENSO, SE EU FALO DEMAIS... TALVEZ... APENAS NAO SOU HIPOCRITA, E NAO GOSTO DE FICAR GUARDANDO MINHAS OPNIOES... SEI TAMBEM QUE ISSO INCOMADA MUITA GENTE, MAS SOU ASSIM PACIENCIA, JA PEÇO DESCULPAS SE DE ALGUMA FORMA ALGUEM SE SENTIR OFENDIDO COM MINHAS PALAVRAS.
    NINGUEM É TAO PERFEITO AO PONTO DE CONSEGUIR AGRADAR A TODOs.
    BIANA SABOYA

    ResponderExcluir
  16. Cara Sra. Biana Saboya:

    Independentemente da minha função dentro do Judô (seja ela como atleta, arbitro, treinador ou dirigente) há uma coisa que nunca deixarei de ser, que é judoca, por isso a unica coisa que defendo é os interesses do judô e não os da função que estiver a exercer.
    Sou formado em Gestão Desportiva e tenho um largo conhecimento dos programas de apoio dos governos a nível mundial (inclusive participei da elaboração do programa português) e em nenhum dos estudos que tive acesso o treinador recebe mais que o atleta, e esses planos de aplicação são feitos até ao mais ínfimo pormenor. Não consigo entender como o simples fato de não concordar consigo numa opinião, faça de mim um mau professor? Se a senhora me conseguir provar com fatos científicos, e não tendo como base a mera defensão da classe, o porquê dos treinadores ganharem mais do que os atletas, posso até mudar de opinião, mas independentemente disso acho que ainda posso ter a minha. Felicidades e votos de sucesso.

    ResponderExcluir

Judô Paraná - News!
www.judoparananews.blogspot.com
judoparananews@gmail.com