Por Braulio Henrique Magnani
No dia 28/02/2012 na Escola de Educação Física e Esporte da USP foi realizado o curso: Atualização no ensino do judô para crianças: pesquisas e aplicações organizado pelo prof. Dr. Emerson Franchini/USP e ministrado pelo Prof. Dr. Michel Calmet/Universidade de Montpellier - França. Na foto (da esquerda para a direita) eu, (Braulio Henrique Magnani), prof. Dr. Emerson Franchini, Prof. Jorge Luis Meneguelli/PLOC, Prof. Dr. Michel Calmet e o atleta Pedro Dias que lutou a olimpíada de Pequim/08 no -66kg). Agradeço a compreensão dos meus alunos pela ausência nas aulas e treinamentos e o convite do prof. Emerson Franchini para participarmos de um curso altamente didático e pedagógico.
Prof. Dr. Michel Calment foi atleta de nível nacional na França e atualmente é membro da comissão nacional de kata da federação francesa de judô.
Muito bom, e aqui não precisei pagar!
ResponderExcluirPara quem não sabe, os franceses são referencia a nível mundial na pedagogia com crianças no judô. Foram eles que inclusive inventaram as cores das faixas.
COMO ERA ANTES ? A CORES ?
ExcluirApenas existia o branco e o preto. Até se chegar ao preto, era-se sempre branco, o que em termos pedagógicos é complicado pois é muito importante para as crianças (e não só) verem reconhecido o seu trabalho. Mas o Brasil também inovou nesta área: Aqui para se passar de faixa é preciso pagar, independentemente do esforço, conhecimento e anos de sacrifício em prol da modalidade.
ResponderExcluirBranca, marrom e preta
ResponderExcluir