Documentário retrata trajetória de judoca deficiente visual que conquistou quatro medalhas olímpicas.
Estreia nesta sexta-feira (3) em Curitiba o filme B1 – TENÓRIO EM PEQUIM, de Felipe Braga e Eduardo Hunter Moura. O documentário retrata a trajetória do judoca brasileiro Antônio Tenório, figura conhecida no esporte, que é deficiente visual e já conquistou quatro medalhas olímpicas. O longa metragem será exibido na sala 1 do Unibanco Arteplex, no Shopping Crystal.
Antonio Tenório é um B1: totalmente cego, carrega na manga do quimono o círculo vermelho que o simboliza. O documentário acompanha este judoca profissional, enquanto ele se prepara para disputar uma quarta medalha de ouro, em Pequim. Filmado no Brasil, França e China, “B1” narra uma jornada internacional pelo ponto de vista de um judoca cego, revelando o homem por trás do atleta de alto-rendimento e investigando cinematograficamente sua sensibilidade.
Tenório é tetracampeão paraolímpico na categoria até 100 kg. O atleta conquistou a primeira medalha de ouro de 1996, quando competiu em Atlanta, e ganhou ouro nas três edições dos Jogos Paraolímpicos subseqüentes. A deficiência veio ainda criança, quando em uma brincadeira de estilingue perdeu a visão. Tenório coleciona títulos de peso como o de campeão mundial, em 2006; campeão Paulista meio-pesado no judô convencional, em 2008, e ouro no Parapan do Rio de Janeiro, em 2007. É um dos poucos do mundo a competir tanto em Paraolimpíadas quanto em campeonatos regulares, onde é geralmente o único deficiente visual, como no Campeonato Paulista Master de 2008, de onde saiu campeão.
Jornale

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Judô Paraná - News!
www.judoparananews.blogspot.com
judoparananews@gmail.com