A seleção brasileira de judô compete, neste final de semana (20 e 21 de fevereiro) o Grand Prix de Düsseldorf, evento válido pelo ranking da Federação Internacional de Judô. Participam a competição cerca de 350 atletas de 40 países. O Grand Prix distribui US$ 100 mil aos medalhistas e 200 pontos para o vencedor, sendo outros 120 para a prata e 80 para o bronze.
O Brasil será representado por Sarah Menezes e Daniela Polzin (48kg), Andressa Fernandes (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Mariana Silva (63kg), Breno Alves e Ricardo Ayres (60kg) e Marcelo Contini (73kg), todos entrando no tatame para no sábado. No domingo é a vez de Mayra Aguiar (78kg), Maria Suellen Altheman (+78kg), Nacif Elias (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Correa (100kg) e Walter Santos (+100kg). Erika Miranda (52kg) e Leandro Guilheiro (81kg), com lesão no joelho, não lutam.
Depois do Grand Slam de Paris e das Copas do Mundo de Budapeste (feminino) e Viena (masculino), a delegação verde-amarela soma seis medalhas: ouro com Leandro Guilheiro (Paris) e Mayra Aguiar (Budapeste); prata com Sarah Menezes (Budapeste), Luciano Corrêa e Walter Santos (Viena) e bronze com Tiago Camilo (Paris). Houve ainda quatro quintos lugares com Alex Pombo e Tiago Camilo (Viena), Luciano Corrêa e Sarah Menezes (Paris).
Entre uma competição e outra, os brasileiros participaram de treinamento de campo em Paris e na Inglaterra, este último parte do intercâmbio técnico iniciado pela Confederação Brasileira de Judô no ano passado entre os dois países sedes das próximas duas Olimpíadas.
“Foi muito importante esse período de treino. O técnico Luiz Shinohara tem me orientado bastante para evoluir a parte técnica, dando ênfase a soltar novos golpes. O judô tem mudado bastante com as novas regras, uma espécie de volta às origens, e minha preocupação maior agora é aperfeiçoar a técnica”, afirma o campeão mundial de 2007, Luciano Corrêa, atualmente em sexto no ranking mundial.
Leandro Guilheiro, que com o ouro no Grand Slam de Paris e o bronze no Grand Slam de Tóquio já aparece em 11º na nova categoria (meio-médio) após apenas duas competições, será desfalque do time masculino na Alemanha devido a uma lesão no ligamento colateral medial do joelho.
“Não é nada grave, preciso apenas de três semanas de recuperação para estar de volta ao tatame. Infelizmente ainda dói para fazer alguns movimentos e é melhor poupar. Uma pena, pois estava me sentindo bem para lutar na Europa esta temporada”, lamentou Guilheiro, que sentiu a lesão na luta final em Paris, há 10 dias. Erika Miranda, também lesionada no joelho, retornou ao país antes da Copa do Mundo de Budapeste para tratamento.
Após a competição em Düsseldorf, a equipe feminina segue na Alemanha para treinamento de campo, enquanto os homens viajam para o Brasil, onde recebem as seleções de Portugal, França e Inglaterra para treinamento e Desafio Internacional.
- Chaves da competição, clique aqui.
CBJ
- Resultados do primeiro dia, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Judô Paraná - News!
www.judoparananews.blogspot.com
judoparananews@gmail.com