sexta-feira, 27 de junho de 2008

Olimpíadas Universitárias - Jubs 2008

Ontem deu inicio a competição de Judô nas Olimpíadas Universitárias - Jubs 2008, em Maceió/AL.
A equipe paranaense está desfalcada em alguns pesos, alguns atletas como Pedro Pires (DomBosco), Fábio Henrique G. (CESUMAR) e Rafael Brito (PUC-PR), não tiveram suas inscrições efetuadas por suas instituições de ensino. A equipe foi formanda com os campeões dos Jogos Universitários do Paraná.

No primeiro dia de disputa das Olimpíadas Universitárias, Paraná conquista duas medalhas. Rafael Erdman (UTP) e Kessy Odorizzi (UFPR) ficaram com as medalhas de ouro e bronze respectivamente.

* Resultados, posteriormente.




SÃO PAULO E BAHIA SE DESTACAM NO PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÃO NO JUDÔ DAS OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIAS.

Maceió - Os judocas de São Paulo conquistaram cinco das oito medalhas de ouro em disputa no primeiro dia das competiçõe
s de judô das Olimpíadas Universitárias JUBS 2008, nessa quinta-feira, dia 26, no Colégio Santa Úrsula. O destaque foi a Universidade Paulista (UNIP), com cem por cento de aproveitamento, vencendo as três finais que disputou. A Uni Sant'anna venceu duas das quatro categorias que disputou. Em seguida, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), da Bahia, que também se destacou. Os baianos conseguiram dois ouros, duas pratas e dois bronzes.

Na primeira final do dia, a meio-médio Fabíola Vieira, da Faculdade de Tecnologia e Ciências (BA), venceu Fernanda Bastoni, da Uni Sant'Anna (SP), por imobilização. "A medalha representa tudo para mim. O esforço, a superação e o apoio dos meus colegas de treino. Dedico esta medalha a Deus e a eles", disse, chorando muito. Em terceiro lugar ficaram Amanda Macedônio, da PUC (MG), e Jamiles Rachel, da UNIPÊ (PB).

A decisão da categoria meio-médio masculino pôs as mesmas faculdades da final anterior no tatame, mas com vitória dos paulistas. Pela Uni Sant'Anna (SP), Leonardo Rodrigo venceu Raphael Lins, da FTC (BA). Campeão Mundial júnior em 2002, Leonardo apontado pelo público como favorito ao título, demonstrava humildade. "Procuro mostrar dentro do tatame que sou um bom judoca", resumiu ele. Os terceiros lugares ficaram para o catarinense Marcelo Ferreira (ACE) e Laurindo Garcia (FACI), do Pará.

No médio feminino, uma final nordestina, entre Paraíba e Bahia. A baiana Maria Carolina (FTC) e Adriana da Silva (UEPB) não conseguiram encaixar os golpes durante o tempo regulamentar da luta e foram para o golden score - mais cinco minutos de disputa, onde quem fizer o primeiro ponto é declarado vencedor. A baiana Maria Carolina não esperou muito e venceu por ippon aos 17 segundos. "Um duelo nordestino na final mostra a força daqui. O Nordeste está crescendo e tende a crescer muito mais", disse a vencedora, estreante em Olimpíadas Universitárias. Completando o pódio, Marília Oliveira (Uni Sant'anna) e Kessi Ana Odorizzi (UFPR) ficaram com o terceiro lugar.

Na categoria médio masculino, um nordestino também surpreendeu, mas não levou o título. Fabieldo Torres, da UFPI-PI, não conseguiu impedir Rodrigo Strabelli de conquistar o tricampeonato nas Olimpíadas Universitárias. "A luta foi muito difícil, o Fabieldo não era conhecido e acabou surpreendendo todo mundo. Mas isso é bom, porque confirma que o judô no Brasil é um dos mais fortes do mundo", disse Rodrigo. Os terceiros lugares ficaram com Juramilton Costa, da FTC, e Marcelo Ferreira da UNISUL, de Santa Catarina.

Na categoria meio-pesado feminino, Steffani Lupeti, da Uni Sant'Anna (SP), venceu Éricka Wergles, da UNISUAM (RJ), com um ippon a apenas 35 segundos do fim da luta. Ela destacou o alto nível da competição e sua participação no Mundial Júnior de Judô, em outubro deste ano. "Estas Olimpíadas foram um preparatório, vou continuar os treinos e procurar um bom resultado no Mundial". Em terceiro lugar ficaram Gislaine Garcia (UCB), do Rio de Janeiro, e Ane Klorene (UNOESC).

Na categoria meio-pesado, Rafael
Edrman (UTP), venceu Gabriel Oliveiras (FTC) por um yuko a um minuto do fim da luta. Eufórico, Rafael dedicou a luta ao técnico e aos colegas de treino. "Após quatro vice-campeonatos em Olimpíadas Universitárias fiquei meio desmotivado, mas eles insistiram para eu vir e acabei vencendo". Felipe Seoto (FABAVI), do Espírito Santo, e Artur Trajano (UPIS), do Distrito Federal, ficaram em terceiro lugar.

Aline Puglia (UNIP) coneguiu o bicampeonato na categoria pesado. Ela venceu Luciana Mazetto, da UNOESC, uma luta que não é inédita nas Olimpíadas Universitárias. "Enfrentei a Luciana no ano passado, na categoria absoluto. Foi uma luta muito difícil, fomos para o golden score, venci já no final. Mas não pensei nisso hoje, apenas me concentrei e dei o melhor de mim", disse Aline. Os terceiros lugares da categoria ficaram com Camila de Castro (FTC - BA) e Rafaela Nitz (IESJ), do Rio Grande do Sul.

A última final da noite foi da categoria pesado masculino. Rafael da Silva, da UNIP venceu Gabriel Oliveiras (FTC) por ippon. Com 2,05m e 148 kg, Rafael era considerado favorito para o título, mas reconheceu a força dos adversários. "Esse ano tinha muitos judocas na minha categoria, isso não é muito comum, e o nível técnico da competição estava muito alto. A organização está de parabéns por reunir atletas tão bons". Em terceiro lugar ficaram Guilherme Silva (CELSO LISBOA), do Rio de Janeiro, e Willian Jacques (UNISUL), de Santa Catarina.

A competição individual de judô das Olimpíadas Universitárias JUBS 2008 continua na tarde desta sexta-feira, dia 27, com as categorias ligeiro, meio-leve, leve e absoluto, no masculino e no feminino. Os judocas pisam no tatame a partir das 14h, no Colégio Santa Úrsula. Neste sábado, dia 28, último dia de disputas, a competição será por equipe.

As Olimpíadas Universitárias 2008 são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte, a direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), e o apoio das Organizações Globo, da Prefeitura Municipal de Maceió e da Federação Alagoana de Desporto Universitário (FADU).


Fonte: Comitê Olimpíco Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Judô Paraná - News!
www.judoparananews.blogspot.com
judoparananews@gmail.com